segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A vizinha da porta ao lado






O dicionário não mente! Decepção é uma ilusão perdida, um desapontamento, um malogro de uma esperança... Uma desilusão!
Por vezes, nos deixamos levar pelas pessoas que nos transparecem serenidade e segurança... E, são elas que nos decepcionam.
Minha avó conhece as melhores estórias. É de Malanje, terra onde “ninguém paga renda por ter casa própria”... Minha avó conhece as piores estórias. Vive em Luanda, terra que passa por selva... Selva onde “todos querem ser o leão”. Segundo, ela: “os de Luanda têm maldade no olhar”... Eu discordo!
Já andei meio mundo e encontrei boas e más pessoas em todos os cantos. O porteiro em Paris, o taxista em Nova York, a vendedora na Tailândia, a hospedeira em Marrocos... Mas de todos, a que mais me magoou foi a “vizinha da porta ao lado”.
Ela, a “vizinha”, que todos os dias sorri quando me cumprimenta. Que diz que já somos da mesma família. Que me acolhe no seu quarto, que se alimenta em minha casa... Foi dela que recebi o amargo sopro da decepção.
Quando menos contei, quando menos esperei... Descobri que tudo não passava de mentiras, falsas promessas... Ilusões!
Iludida estava em pensar que podia confiar nela, tal como ela podia confiar em mim. Seu fel contou mentiras que até eu, na ilusão de não me decepcionar, perguntei-me se não eram verdades...
Mas é como tudo! “Vizinhas” há muitas, disfarçadas ou não... Elas estão por aqui, para nos fazerem ver que, na sociedade actual, não é apenas o gatuno que deve dormir com um olho aberto.
Por vezes penso que é mais feliz aquele que vive isolado do mundo... Feliz com os seus pensamentos... Livre da decepção, de encontrar uma “vizinha da porta ao lado!”

2 comentários:

  1. Não podes viver isolada do mundo, filhota. E lembra-te sempre, é bom ter os inimigos por em perto, para se saber sempre o que andam a tramar. Os amigos podem estar longe, estão sempre perto no coração.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, daddy. A vida tem dessas coisas. Infelizmente, a "vizinha" não é minha (se fosse, bem sabes que resolveria tudo de outra forma lol). Ela residiu por muito tempo perto de alguém tão puro, que não merecia tal decepção. Vesti a pele dessa pessoa hoje (visto, sem problema nenhum, os problemas dos meus verdadeiros amigos) e decidi escrever.
    Sei que os meus estarão sempre ao meu lado... Tal como tu! Beijos

    ResponderEliminar